terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Timidez - como deixar de ser tímido.

  • Biquini Cavadão   Timidez (ao vivo)
  • Timidez: método infalível em 7 passos para deixar de ser tímido

Você já deve estar cansado de saber que a timidez é um desconforto, uma inibição que ocorre com muitas pessoas quando interagem socialmente.
E que isso pode causar problemas nos relacionamentos com amigos, mulheres, ao falar em público e outras situações.
Já deve também ter lido vários textos dando dicas muito básicas (e inúteis) de como deixar de ser tímido: ‘pare de ligar para o que os outros pensam’, ‘seja você mesmo’, ‘ a timidez irá passar com o tempo mesmo que você não faça nada’, etc.
(Na verdade, não são tão inúteis. Até porque algumas dessas dicas eu vou dar aqui. Mas com um contexto adequado, um passo a passo para ajudá-lo a realmente perder a timidez).
Sim, ela pode sumir da sua vida como um passe de mágica. Mas isso pode demorar anos para acontecer; talvez nem aconteça.
E, até lá, ela pode lhe causar inúmeros prejuízos.
Se você não se incomoda com as consequências de ser tímido, ótimo. Viva a sua vida e seja feliz! :)
Mas, se isso lhe causa problemas que o incomodam (como em relacionamentos com mulheres), confira  o meu método de como eliminar a timidez de uma vez por todas:
Passo 1: vença a timidez eliminando crenças limitantes;
Crenças são suas concepções, opiniões formadas a respeito de tudo.
Vamos falar sobre nossas crenças a respeito de nós mesmos: algumas pessoas acreditam que são extraordinárias. Outras acreditam que são péssimas.
A questão é: o que você pensa a respeito de si mesmo irá influenciar suas atitudes e comportamentos.
Então, se não é um masoquista, pense positivo. Procure respeitar-se e dar valor a si mesmo.
Ainda que você se sinta limitado, precisa retirar todos os pensamentos negativos, todas as crenças limitantes de dentro de você.
O poder de ignorar: dizer ‘dane-se’ para os seus problemas. Claro que problemas devem ser tratados, mas, a médio e curto prazo, apenas deixe-os de lado. Melhor do que piorá-los, colocando em mente que você é um cara limitado, você é fraco, você é incapaz, etc.
Passo 2: vença a timidez adotando crenças fortalecedoras;
Se você já retirou todo o peso que joga em si mesmo (dizendo que não é capaz, não consegue fazer algo, no caso, deixar de ser tímido), agora, faça o contrário: acredite no seu potencial.
Porque, mesmo uma pessoa limitada se achando a melhor, mesmo essa confiança sendo falsa, uma mentira dita mil vezes se torna verdade. Entenda que o seu organismo ‘suga’ tudo ao seu redor: uma atmosfera positiva pode transformá-lo num gigante; uma atmosfera negativa pode corroê-lo por dentro.
Veja nesses links externos para entender melhor: 90% do DNA é reprogramável.
  • DNA pode ser influenciado e reprogramado por palavras e frequências:
  • http://noticias-alternativas.blogspot.com.br/2011/06/dna-pode-ser-influenciado-e.html
  • CIENTISTAS PROVAM QUE DNA É REPROGRAMÁVEL 
  •  http://www.regiaprado.com/news/cientistas-provam-que-dna-e-reprogramavel-/
Então, trate de pensar: “eu sou capaz”, “o que os outros pensam a respeito de mim nada significa”, “eu sou um GIGANTE e não temo nada…”
Passo 3: vença a timidez traçando um objetivo;
– Objetivo: eliminar a timidez;
– Prazo: ‘n’ dias;
– Tarefas: abordar ‘n’ estranhos por dia;
Passo 4: vença a timidez estabelecendo um foco;
Foco: o centro da sua atenção.
Por que isso é importante? Pois a mente humana é falha. Você acorda e muitas vezes não se lembra do que fez no dia anterior (dependendo da hora em que lê isso, talvez nem se lembre do que almoçou!)
Mais especificamente, a memória é falha. Então, nada de fazer promessas e ficar só nisso: você precisa anotar os seus objetivos.
No mínimo, pegue uma folha de papel  e anote:
– Objetivo: eliminar a timidez;
– Prazo: ‘n’ dias;
– Tarefas: abordar ‘n’ estranhos por dia;
E anote, ainda, as tarefas diárias:
– Objetivo de hoje: sair para o lugar ‘x'; abordar ‘n’ pessoas;
Leia esse papel o tempo todo. Cole-o na estante, na geladeira, em uma mesa. Colocar seu objetivo em mente a toda hora é criar um foco; desse jeito você irá forçar-se a fazer o que está determinado a fazer.
Passo 5: elimine a timidez criando novos hábitos;
Um estudo de caso: estava conversando com um garoto que dizia ser tímido. Tinha muitas dificuldades para abordar pessoas.
Perguntei a ele: quantas você aborda por dia?
A resposta: quase sempre zero.
Perguntei: quantas vezes você sai de casa por dia? Sem ser escola, trabalho, aqueles locais que você é obrigado a ir.
A resposta: quase zero…
Se ficar em casa o tempo todo, não vai dar para melhorar! Eu disse.
A ideia de criar novos hábitos é deixar de fazer o que anda fazendo (e não vem produzindo resultados) para fazer coisas diferentes.
Nesse caso, novos hábitos seriam:
-> Sair, todos os dias, para algum lugar diferente;
-> Conhecer, todos os dias, ao menos 1 pessoa diferente;
-> Desenvolver conversas com estranhos;
-> Acostumar-se a fazer diferentes atividades todos os meses (1 mês de natação, 1 mês de aula de música, 1 mês de aula de boxe)…
Com esses novos hábitos, sua mente, que antes era ‘travada’, despreparada para lidar com novos acontecimentos, irá se adaptar, associar tudo aquilo a algo normal. E você verá a sua timidez reduzir bastante, a ponto de até sumir;
Passo 6: procure monitorar a evolução do seu grau de timidez;
Pegar um papel e caneta (ou mesmo usar um programa no PC) para anotar seus resultados. É assim que irá melhorar a sua capacidade de interagir com as pessoas. Acompanhar a sua evolução é bem animador!
Faça uma lista como essa:
Dia 1 -> Com quantas pessoas eu conversei? R = 1 ;
Dia 2 -> Com quantas pessoas troquei uma ideia? R = 3;
Dia 3 -> Com quantos estranhos eu falei? R = 4, obs: consegui desenvolver mais a conversa com um deles…
E por aí vai.
Fazendo esse monitoramento, verá que, em 3 semanas, vai haver uma mudança significativa no que diz respeito à facilidade em interagir com pessoas e o conforto que sente ao estar rodeado delas. Sua mente vai se acostumar a isso. E nem irá lembrar das limitações que tinha no passado.
Passo 7: no fim das contas: destrua a timidez sendo radical.
E por último: até que ponto você iria para deixar de ser tímido?
Talvez o melhor caminho para combater esse ‘problema’ seja mudar totalmente o seu estilo de vida: é até recomendável mudar as pessoas que fazem parte do seu círculo social para começar a agir de uma forma mais extrovertida.
Afinal de contas, o meio ambiente em que você se encontra (e tudo que está presente nele) tem o poder de influenciar de uma maneira incrível as suas ações e sua vida.
Repare a diferença entre estar em uma palestra motivacional (você se sente mais confiante, enérgico) e quando você anda com gente que parece estar ‘morta’, que só dá notícias ruins, fala mal dos outros, etc. No caso de andar com pessoas tímidas como você, o que aconteceria? Você ficaria ainda mais tímido, fechado, com vontade de interagir apenas com esses amigos mais próximos.
Além desse passo-a-passo de como vencer a timidez o tom de voz e a linguagem corporal usados de maneira adequada ajudam demais a demonstrar segurança às pessoas. Uma voz baixa entrega a sua timidez; linguagem corporal não-adequada demonstra nervosismo, mal-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.