quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

DETERMINAÇÃO NO EMPREENDEDORISMO - Características comuns naqueles que aguentam o tranco.

Na vida, como ela é, as coisas podem ser bem diferentes, e construir uma empresa com êxito, lucros e solidez econômica não é tarefa para qualquer um, ainda mais em um ambiente cada vez mais hostil aos negócios privados, como é o caso no Brasil.
  • Você aguenta o tranco quando:
1. Sabe construir seu negócio ou projeto com tenacidade e perseverança, administrando a ansiedade e a pressa;
2. Não cede às idealizações e modinhas de ocasião, conseguindo ser você mesmo ao longo do árduo caminho que escolheu percorrer;
3. Não alimenta expectativas irreais sobre o êxito ou a aceitação do seu negócio, prosseguindo persistentemente, passo a passo, vitória a vitória, tombo após tombo;
4. Sabe controlar o caixa com os pés fincados no chão, e obviamente não confundir pensar grande (no sentido de lançar já as bases conceituais e estruturais, por menores que sejam no momento, para garantir a solidez e consistência da operação) com “pensar grande como um megalomaníaco” torrando a sua grana com a decoração do escritório, ou contratando uma consultoria de “clima” ou de “games” para desenvolver o pensamento criativo da sua equipe de cinco pessoas;
5. é detentor de verdadeira autoconfiança e não tem necessidade da aceitação alheia e nem fica tristinho quando não é elogiado ou se sente não reconhecido;
6. Sente vontade de rir ao ler sobre o mais novo modismo de gestão em uma publicação de reconhecida credibilidade;
7. É capaz de enfrentar com sangue frio os momentos de incerteza;
8. Consegue suportar fases de sacrifício econômico e de conforto em benefício do seu projeto empresarial;
9. É capaz de pensar por conta própria, sem a necessidade de se sustentar no texto de um guru qualquer, ou nas concepções exibidas em alguma palestra da vida;
  • Para encerrar, saiba que você tem tudo para aguentar o tranco quando consegue encarar com prazer e satisfação a viagem na qual se enfiou, e não apenas a vista do porto onde quer chegar.
  •  Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.