
- Dicas e truques para as redes sociais
A partir do momento que criamos um perfil em uma rede social,
nos sentimos os próprios formadores de opinião. Em partes, isso é uma
verdade. No seu perfil você pode colocar o que quiser, e só te segue
quem está interessado no seu conteúdo.
Mas isso não é
motivo para sair compartilhando coisas irrelevantes e obrigar os seus
amigos e seguidores a aceitar aquilo. Confira a seguir uma lista com 10 dicas e truques que podem te ajudar a construir uma presença mais forte na web.
Todas as dicas têm como objetivo fazer com que você pense de forma
estratégica e tire vantagem das ferramentas disponíveis para melhorar
seu conteúdo online. Veja como:
Para melhorar seu conteúdo nas redes sociais:
01. Escute sua audiência
Se existir um ranking com os fatores mais importantes nas redes
sociais, o primeiro lugar seria audiência, seguido pela audiência e em
terceiro lugar viria... A audiência. Identifique qual o tipo de pessoa
que você está tentando atingir e fique atento ao que eles dizem.
Monitore as conversas dos seus seguidores e ao que eles dizem de você.
02. Participe e colabore
Defina metas para envolver os seus contatos e monitorar quanta
atividade os seus esforços vão gerar. Descubra quantos retuites você
conseguiu no Twitter
ou quantos comentários seu post gerou no blog. Você pode utilizar
algumas ferramentas e aplicativos com essas funções para ter esses
números.
03. Entre em redes especializadas
Seja lá o que for seu hobby, provavelmente existe uma rede social
especializada nisso. Se você gosta de fotografias pode entrar no We♥It , se é artista, tem o Deviantart.com , o Last.fm
se gosta de música. Para encontrar a rede social certa para você, é só
dar uma busca no Google com o nome do seu tópico seguido de “rede
social”.
04. Use dashboards das mídias sociais
Use sites que permitem que você gerencie suas contas e atividades em diferentes redes sociais, como Twitter, Facebook,
Wordpress, Foursquare e outros por um mesmo programa. Alguns desses
programas permitem que você leia e poste mensagens, além de te avisar
quando você é mencionado e permitir que você agente publicações.
05. Pergunte muito
Perguntar é uma ótima maneira de se engajar com os seus contatos, além
de atrais novos links e aprender novas coisas. Quando as pessoas
respondem os seus questionamentos com comentários ou posts, isso aumenta
a visibilidade do seu conteúdo na rede. Mas fique atento para ler e
responder as suas respostas.
06. Link
Na equação das redes sociais, link = amor. Por isso, procure colocar
links nos seus posts, atualizações de status, nos seus tuites e em
qualquer outro conteúdo que vá publicar. E se auto-divulgue usando essa
técnica: coloque links para o seu blog nos seus tuites. Link o seu
Twitter na sua página do Facebook e assim por diante.
07. Programe suas publicações
Atualização é um fator importante se você quer se tornar uma pessoa
relevante nas redes sociais. Mas você também precisa almoçar, tomar
banho, sair com a sua família, ir para o colégio ou trabalho, etc. Para
não deixar seus perfis sem atualização durante esses períodos, use
programas que permitam que você agende as publicações. Assim você pode
manter seu perfil atualizado mesmo durante aquelas duas horinhas que
está no cinema.
08. Use dispositivos móveis
Se você tem um smartphone ou mesmo um celular com acesso à internet
instale aplicativos que te permitam postar informações rapidamente nas
redes sociais das quais faz parte. E uma boa ideia pode ser vincular
todas as suas contas, assim, o que você postar em uma delas será
publicado em todas as outras automaticamente.
09. Crie uma identidade visual
Ajuste suas páginas em todas as redes para criar uma identidade visual
única. Customize o seu background no Twitter para adicionar mais
informações pessoais, etc.
10. Faça um back-up virtual de si mesmo
Uma vez que você está trabalhando para construir uma identidade forte
nas redes sociais, não permita que isso se perca no monte de perfis que
existem atualmente. Atualmente algumas ferramentas já permitem que você
faça o back-up de suas fotos, perfis e publicações.

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